A Agrobiológica Sustentabilidade, empresa da holding Crop Care, é uma das ganhadoras do Prêmio Eco, uma iniciativa anual promovida pela Amcham Brasil que reconhece organizações que contribuem para o fomento de práticas sustentáveis no Brasil. A premiação existe há 40 anos e valoriza companhias que investem na transformação de seus processos e produtos, com foco em impactos ambientais positivos.
Na categoria Sustentabilidade em Produtos e Serviços, a Agrobiológica Sustentabilidade se destacou com o projeto Bag in Box – inovação em packaging sustentável para bioinsumos. Parte da execução da estratégia climática e de sustentabilidade da companhia, a nova embalagem substitui as bombonas tradicionais de polietileno de alta densidade (PEAD) utilizadas no envase de bioinsumos por um sistema cartonado com bolsas plásticas internas, que reduz significativamente o consumo de plástico, as emissões de CO₂ e o volume de resíduos gerados. Com capacidade de 10 litros, a Bag in Box traz benefícios operacionais e ambientais, inclusive preservando os produtos durante o transporte e armazenamento. Para viabilizar o projeto e a adequação de toda a linha de produção, foi necessário um investimento estimado em R$ 28 milhões, o que mostra sua relevância para o negócio.
Rafael Garcia, CEO da Agrobiológica Sustentabilidade, explica: “A adoção dessa embalagem representa uma solução eficiente para a logística agrícola, substituindo as bombonas de 25 litros por uma alternativa mais compacta e prática, que não só otimiza o espaço, mas também melhora a performance dos ativos, pois reduz a formação de micélios, aumentando a eficiência no controle de pragas e doenças.”
As etapas de desenvolvimento da nova embalagem foram realizadas entre 2022 e 2024, com um projeto piloto concluído após aprovação regulatória junto ao Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e testes de campo com clientes finais, que avaliaram positivamente a performance do produto e a aceitação do vasilhame.
A implementação, prevista para 2025, representará redução de 39% no balanço de emissões relativas ao consumo anual de embalagens utilizadas anteriormente; queda de 72% das emissões de CO2 da fabricação de embalagens; diminuição de 59% das emissões no transporte inbound na compra destas embalagens; redução média de 68% na massa dos resíduos gerados a serem transportados para descarte no sistema InPev; e uma ocupação 80% menor da área de estoque de embalagem pré-envase e pós consumo.
Com a Bag-in-Box, a Agrobiológica Sustentabilidade espera também expandir sua capacidade de produção e acesso a novos mercados, reafirmando seu compromisso com a evolução sustentável do agronegócio no Brasil. “A nova embalagem ampliará nossa presença em praças como Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Pernambuco, onde há uma maior concentração de pequenos produtores. Com uma embalagem de menor volume, estes produtores passam a poder consumir insumos biológicos de alta tecnologia, promovendo o crescimento sustentável em suas lavouras”, finaliza Garcia.
Sobre o Prêmio Eco:
Criado em 1982 e realizado pela Amcham Brasil, o Prêmio Eco é a mais longeva e prestigiada premiação corporativa dedicada às melhores práticas sustentáveis no Brasil. Nesta edição, 199 projetos, de 139 empresas inscritas, foram avaliados por um comitê de 75 jurados especializados. A cerimônia de premiação foi realizada no dia 3 de dezembro de 2024, em São Paulo, capital.
Sobre a Crop Care:
A Crop Care é uma holding brasileira que atua no mercado de insumos químicos, biológicos e fertilizantes especiais. Entre as investidas da Crop Care, estão a Agrobiológica Sustentabilidade, uma plataforma inovadora de soluções biológicas e OnFarm; a Perterra e K2, que contam com um extenso portfólio de agroquímicos pós-patente; a Union Agro, uma das líderes em fertilizantes especiais; e a Cromo Química, especializada na produção de adjuvantes de alta performance e potencializadores para agricultura. Por meio da parceria com distribuidores e cooperativas, e acesso direto a companhias agrícolas, a Crop Care está presente em grandes regiões produtoras da América Latina.
Informações à Imprensa:
Gisele Gomes Comunica
Gisele Gomes | + 55 11 99103-0946